NOTÍCIAS
17/11/2006 - Avanços do software livre são temas de conferência latino-americana
Fonte: Diretório Nacional - partido dos Trabalhadores - PT

Os avanços do software livre no mundo começam a ser discutidos hoje, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, na 3ª Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2006, promovida pela Itaipu Binacional e Companhia de Informática do Paraná - Celepar.

Participam da Latinoware cerca de 1.300 pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores, que durante dois dias vão trocar experiências com 60 palestrantes nacionais e internacionais.

O principal fundamento do software livre é a possibilidade de toda a pessoa que acessa e utiliza um programa de computador, acessar o código fonte desse programa, estudar como ele foi feito e mudá-lo, se entender necessário, disponibilizando para outros essas mudanças.

De acordo com os organizadores, serão mostrados muitos casos de migração para o software livre, vento, assim como as dificuldades de implantação, mas, principalmente a economia significativa que se faz quando não há mais a necessidade de pagar direitos autorais pelos programas usados.

A abertura oficial da Latinoware será às 10 horas, e deve contar com a presença do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do diretor-presidente da Celepar, Marcos Mazoni, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupato, e do gerente de Padrões e Planejamento da Área de Arquitetura Tecnológica da Caixa Econômica Federal, Paulo Maia da Costa.

Após a abertura, o especialista francês em Software Livre Dave Neary fará a primeira palestra. Dave Neary faz parte da Fundação Gnome, instituição que trabalha na criação e aprimoramento de ambientes de trabalho livres.



Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089