NOTÍCIAS
15/02/2011 - Minicélulas, para megalópolis.

Barcelona - A Alcatel-Lucent expande seu portfolio e apresenta na MWC minicélulas capazes de ampliar sensivelmente a cobertura das redes 3G. Criadas justamente para melhorar a comunicação indoor, ou a comunicação em locais  de grandes concentrações de pessoas (como as áreas centrais das grandes cidades, aeroportos, estádios de futebol, etc.), essas minicélulas reduzem em 50% o custo por bit da infraestrutura de acesso das operadoras. Os seus produtos no segmento das femtocell estão participando de mais de 20 trials e integram 17 acordos comerciais.

Os novos produtos integram o conceito lightRadio, anunciado pela direção da empresa no início de fevereiro, que promete, no futuro, acabar com a estação de base e da torre de celular como a conhecemos hoje. Uma das minicélulas da série 9360, por exemplo, tem cinco centímetros quadrados e pode ser colocada em paredes de prédios para iluminar dentro do edifício que esteja em frente. A quantidade de minicélulas colocadas depende da área de cobertura pretendida; o normal são blocos de quatro e oito.

Com o conceito lightRádio, além de reduzir custos para as operadoras, o objetivo da Alcatel-Lucent é baixar as emissões de carbono das redes móveis em mais de 50%, pois a minicélula consome muito menos energia por bit e tem o dobro da performance. Além de ser uma eficiente solução de cobertura indoor para as grandes cidades, de acordo com Wim Sweldens, presidente da Divisão Wireless da Alcatel-Lucent, o lightRadio vai ajudar as operadores móveis a expandirem suas redes sem os custos financeiros e sociais das redes tradicionais. Os custos com aluguel para instalação das antenas, as demoradas licenças para autorização da instalação e a pressão social contra as antenas.

Não por coincidência, na entrada da Feira de Barcelona, onde se realiza o evento, um grupo protestava contra os possíveis efeitos da radiação e pedia, em faixas e cartazes, ao prefeito que retire as antenas da zona central da cidade.
 

Fonte: Tele.Síntese 

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089