NOTÍCIAS
19/11/2010 - PPLR 2010 é aprovada por trabalhadores. Quem ganha com isso?
Imagem da Notícia

As últimas reuniões da PPLR podem ser consideradas uma faca no pescoço dos trabalhadores da Dataprev. Na iminência de se encerrar novamente o ano sem um desfecho favorável nas negociações e, segundo a empresa, deixaria como perdida a distribuição de lucros e/ou resultados do ano de 2010 a ser paga em 2011, os trabalhadores preferiram garantir um mínimo de distribuição. Afinal, é melhor receber alguma coisa do que não receber nada. Diante deste cenário, no último dia 12/11, representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev se reuniram com diretores da empresa e oficializaram a aprovação da proposta da PPLR 2009/2010. Os empregados e empregadas aprovaram, em assembleias realizadas nos estados, o pagamento da PPLR com 100% de linearidade e a utilização da avaliação de desempenho (SAF). A minuta da PPLR deverá ser assinada entre os dias 22 a 26 deste mês, após avaliação dos representantes dos trabalhadores e do departamento jurídico do sindicato.

 

PPLR perdida

De acordo com a empresa, a PPLR de 2009, a ser paga em 2010, está perdida porque não se chegou a um consenso nas negociações empreendidas durante o ano de 2009. "O ano se encerrou e a PPLR de 2009 está perdida? Perdida como? Para onde foi esse dinheiro que era para ser distribuído entre os trabalhadores?", indaga Edson Simões, secretário-geral do SINDPD-DF. Segundo Márcio Adriano, representante da Dataprev, o dinheiro não distribuído foi incorporado ao patrimônio da empresa. O secretário-geral do SINDPD-DF indigna-se ao lembrar dos dividendos dos sócios da Dataprev, isto é, MPS e INSS. "Estes, sim, foram repassados aos proprietários e nem precisaram de negociação", ressalta. E vai além. "Se pensarmos que houve lucro, foi feita a distribuição dos dividendos para os proprietários da empresa, houve incorporação do dinheiro dos trabalhadores ao patrimônio da empresa, então, a Dataprev nos deve, afinal o lucro existiu e não foi distribuído aos trabalhadores", argumenta.

De acordo com secretário-geral do SINDPD-DF, a Dataprev, em anos anteriores, assumia, de forma unilateral, a responsabilidade de distribuir os lucros da forma que achasse melhor. "Por que dessa vez não o fez da maneira que vinha fazendo", questiona Edson. Para ele, a questão da PPLR envolve várias outras que o sindicato tem denunciado. "A qualificação é uma delas. A Dataprev diz que tem esta preocupação, mas só faz a qualificação dos gerentes, insiste no SAF que está defasado, ultrapassado, antiquado e não evoluiu com a empresa. Não exerce as relações sindicais porque não tem instância negocial com o sindicato em Brasília e só acata nossas propostas quando são determinadas pela justiça", afirma. Edson Simões explica, ainda, que a atual gestão da Dataprev tem feito pagamento do direito do trabalhador somente na justiça e é a que mais demandou ações na justiça em todos os tempos.

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089