NOTÍCIAS
27/09/2010 - Empossada OLT-Dataprev
Imagem da Notícia


No dia 30 de agosto, na sede da Dataprev em Brasília, foram empossados os membros que compõem a Organização por Local de Trabalho (OLT) da empresa na capital para o exercício 2010/2011: Paulo Roberto Ramos Soares, Maria Cecília dos Santos e Marli Aparecida de Oliveira. Estavam presentes os membros da OLT, o secretário-geral do SINDPD-DF, Edson Simões, e os representantes da empresa Eliane de Paula Costa, gerente da URDF, Jorge Henrique de Souza Santos e Santyno Mendes dos Santos Filho, indicado pela Dataprev para compor a Comissão Eleitoral.


A eleição ocorreu no dia 17 de agosto e uma única chapa concorreu. “Lamentamos que tenha sido chapa única. Isso demonstra a falta de interesse dos trabalhadores com suas instâncias representativas, conquistadas com muita luta e no caso da OLT, garantida em nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Temos acompanhado este desinteresse e verificado que isto não é próprio somente dos trabalhadores da Dataprev, temos grande preocupação com o que está ocorrendo em várias instâncias e em várias empresas”, refletiu Simões.


Para Paulo Roberto Ramos Soares, há desconhecimento da maioria dos novos trabalhadores sobre o que é a OLT e qual sua importância. Por parte da empresa também há desconfiança sobre o papel desses representantes dos trabalhadores. “Às vezes, o representante da empresa nos vê como um sindicalista e não quer conversar conosco. É uma imagem distorcida.

Estamos aqui para auxiliar empresa e trabalhadores a resolverem seus conflitos. Quando não conseguimos é que buscamos ajuda das instâncias representativas dos trabalhadores, como o sindicato”, explica.


Os membros da OLT-Dataprev pretendem realizar palestras sobre o que é essa instância, para que serve e como os trabalhadores podem fazer bom uso.


O que é a Organização por Local de Trabalho?
É uma chapa composta por 3 membros, no caso de Brasília, que concorre em um processo eleitoral para representar os trabalhadores junto ao Sindicato da Categoria e à Dataprev no estado.
O objetivo da OLT é organizar os trabalhadores, zelar pela manutenção de suas conquistas estabelecidas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e direitos trabalhistas, canalizando suas reivindicações para a empresa e o sindicato adequando soluções de interesse dos trabalhadores.


A eleição para a OLT é direta e acontece dentro da empresa, sendo coordenada pelo Sindicato regional que compõe a Comissão Eleitoral com um integrante indicado pela empresa no estado, mais um representante de cada chapa inscrita, podendo votar todos os trabalhadores. O mandato dos integrantes da OLT tem duração de um ano, de acordo com o que foi negociado no ACT.


Os representantes dos trabalhadores eleitos para a OLT dispõem de até 5 (cinco) horas, consecutivas ou não, por semana para participarem de reuniões, conforme definido nos acordos da categoria. Durante as negociações coletivas da Data Base e renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é garantido a participação dos membros da OLT nas mesas de negociação.





Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089