NOTÍCIAS
29/03/2006 - Página da Transparência vai disponibizar informações sobre gestão dos recursos públicos

Órgãos do governo federal terão de disponibilizar em seus respectivos portais uma nova página com informações referentes à gestão dos recursos públicos. Trata-se da Página da Transparência Pública que deverá conter dados relativos à licitações públicas, contratações, convênios e instrumentos congêneres, e informações sobre diárias e passagens relativas a cada órgão. Com exceção das informações sobre licitações públicas que deverão ser atualizadas semanalmente, as demais deverão passar por atualizações quinzenais.

A Portaria Interministerial Nº 140 que disciplina a divulgação desses dados e informações por meio da rede mundial de computadores foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dia 20 de março. O documento é assinado pelo ministro interino do Controle da Transparência, Jorge Hage Sobrinho, e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

A ação é uma iniciativa conjunta entre a Controladoria Geral da União (CGU), que disponibilizará aos órgãos um banco de dados com as informações que formarão o conteúdo mínimo, e o Ministério do Planejamento, que irá desenvolver o modelo das páginas por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

O prazo para que a CGU e o Ministério do Planejamento disponibilizem esses conteúdos aos órgãos é de 60 dias. Os órgãos da Administração Direta terão mais 30 dias para implementar a Página da Transparência e os da Administração Indireta mais 60 dias. A iniciativa busca ampliar a transparência do Estado brasileiro ao qualificar a qualidade das informações sobre a gestão dos recursos públicos disponibilizadas aos cidadãos.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, as tecnologias da informação potencializam a promoção da transparência pública porque permitem dar visibilidade às informações que antes ficavam restritas ao conhecimento de gestores públicos e que agora podem ser disponibilizadas on-line para o acesso de todos.

“O crescimento das informações em rede leva ao aumento da transparência e à diminuição da burocracia estatal. Com isso, há um maior controle social sobre o Estado que contribui para a democratização do processo decisório e para uma maior efetividade da ação governamental”, destacou Santanna.

A Página da Transparência deverá apresentar as informações de maneira simples, com recursos de navegação intuitivos a qualquer cidadão, independente de senhas ou conhecimentos específicos de informática. Todo o conteúdo técnico deverá ser precedido de texto introdutório e, sempre que possível, acompanhado de notas explicativas, na forma de dicas de tela. Também deverão ser apresentados com as respectivas fontes e datas da última atualização.

Fonte: Portal Governo Eletrônico


Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089