Membros da Comissão Paritária debatem futuro da Dataprev
A Comissão Paritária da Reestruturação da Dataprev será permanente a partir de agora. A decisão foi tomada na reunião desta quinta-feira (9), após a solicitação da Fenadados. Os representantes dos trabalhadores acreditam que a discussão contínua sobre a reestruturação contribuíra para a melhoria nas condições de trabalho e do serviço oferecido pela empresa à população brasileira.
Os dirigentes sindicais ainda apresentaram seu parecer sobre o projeto de reestruturação elaborado pela empresa. Afirmaram que o projeto da empresa tem pontos que atendem as demandas dos trabalhadores, como o fim da subordinação hierárquica entre as Unidades Descentralizadas; da centralização dos serviços administrativos, afastando o fantasma do desemprego interno; e dos boatos de transferências forçadas entre as Unidades.
Além disso, a proposta de reestruturação acena com a possibilidade de descentralização dos serviços presenciais, permitindo que técnicos de um estado atendam rotineiramente em outro da região; e, principalmente, recria a Coordenação Nacional das Unidades.
Segundo a representação da categoria, os pontos consensuais podem ser implementados, observando os processos e procedimentos legais.
Os representantes frisaram que ainda há questões a serem reavaliadas para que a reestruturação traga benefícios. Eles questionaram os critérios utilizados para avaliação do desempenho das unidades; a atualidade do quadro de pessoal apresentado pela empresa; e o propósito da compatibilização de capacidade e potencial de trabalho operacional.
Também pediram algumas correções na proposta, como: a suspensão da centralização da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) até que sejam apresentados diagnósticos e estudos sobre o tema; e também o restabelecimento da igualdade dos níveis hierárquicos entre unidades com a mesma classificação. A medida resolverá o problema das unidades do Espírito Santo e Goiás, que têm duas supervisões de Serviço enquanto todas as demais do mesmo nível, possuem quatro.
Fonte: Portal da Fenadados
|