Uma nova rodada da pesquisa de acompanhamento sobre a cobertura da mídia nas eleições presidenciais foi divulgada esta semana pelo Observatório Brasileiro de Mídia. Ela mostra, mais uma vez, a parcialidade da grande imprensa em favor do candidato tucano Geraldo Alckmin. Os números estão disponíveis no site do OBM na internet (www.observatoriodemidia.org.br).
No período de 26 de agosto a 1º de setembro, as matérias referentes a Lula, como candidato, eram 51,6% negativas. Agora, no intervalo entre 2 e 8 de setembro, este percentual subiu para 52,8%. Já o índice matérias positivas foi de 29,1% para 30%.
Também as matérias negativas referentes a Lula Presidente tiveram aumento, indo de 52% para 54%. Já o de matérias positivas caiu de 25,2% para 23,7%.
No que se refere ao candidato Geraldo Alckmin (PSDB), o comportamento da mídia é oposto. A análise feita sobre os cinco principais jornais – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e O Globo – mostra uma elevação no número de reportagens positivas (de 40% para 42,2%) e neutras (de 14,7% para 18,9%) e queda no percentual de reportagens negativas (de 45,3% para 38,9%).
A candidata Heloísa Helena (PSOL) foi a que registrou maiores diferenças entre uma semana e outra. O número de reportagens positivas para a candidata caiu de 69% para 48,3%, enquanto o de reportagens negativas subiu de 10,3% para 24,1%, no mesmo período.
O Observatório também registrou grande queda no número de reportagens positivas destinadas ao candidato do PDT, Cristovam Buarque, que passou de 75% para 16,6% na última semana. Em contrapartida, os índices negativos subiram para 41,7%.
Fonte: Portal do PT
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