A Fenadados se reunirá com representante da Microsoft no Brasil nesta terça-feira (19) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília (DF). No encontro, será discutida possível parceria entre a multinacional norte-americana, o Ministério e a Federação para viabilizar os cursos de requalificação dos prestadores de serviço da Caixa Econômica Federal (CEF).
A presidente do Sindpd-DF, Cristiane Albuquerque, está participando da reunião em Brasília. O sindicato tem atua de forma dinâmica na defesa dos trabalhadores terceirizados. Essa é mais uma etapa do processo e o sindicato conta com avanços para a categoria.
O encontro foi agendado pelo secretário executivo adjunto do MTE, Dedilson Oliveira, durante reunião, realizada no dia 8 deste mês, para discutir a implementação do programa de cursos de requalificação. A idéia é buscar parcerias no setor público ou privado para que os terceirizados da CEF sejam requalificados antes da execução das demissões, determinadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) à Caixa por meio do Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
O programa de requalificação poderá beneficiar oito mil terceirizados diretamente, caso implementado. Esse número é metade do total de prestadores de serviço que a CEF mantinha em todo o país. Até agora cinco mil já foram dispensados por meio do TAC.
Capacitação – Esses trabalhadores poderão ser capacitados em softwares livres ou proprietários. Esta é uma das questões que a Federação irá definir e também tratar com a Microsoft hoje (19).
De acordo com o MTE, antes de decidir quais serão os cursos oferecidos, a Fenadados deve fazer um levantamento para identificar qual é a demanda do mercado brasileiro de tecnologia da informação (TI) por profissionais especializados.
Fonte: Assessoria do Sindpd-DF e Portal da Fenadados
|