Após a realização da Assembleia no dia 23 de setembro de 2024, às 11 horas, com os trabalhadores das Empresas Particulares de Tecnologia da Informação no Distrito Federal, chegamos a um impasse: as empresas não aceitaram e nem avaliaram as propostas contidas nas Pautas de Reivindicações dos trabalhadores, e os trabalhadores não aceitam a proposta final das empresas, uma vez que na maioria das mesas de negociação, o Patronal condicionou a aprovação da proposta em bloco.
As empresas somente adquirem crescimento e status no meio tecnológico por seus trabalhadores. Pelo trabalho realizado com compromisso, porém sem o devido reconhecimento. Vejam só o Vale Alimentação/Refeição da categoria, é um dos menores valores no âmbito dos terceirizados no DF, sem contar o Piso Salarial que também é muito baixo.
Agora, o caminho é um pedido de mediação junto ao TRT-DF, para buscar uma solução para o impasse. Este pedido de mediação será elaborado pelo SINDPD-DF, com a expectativa que seja nomeado um mediador com a maior brevidade possível.
Para melhor entendimento: as negociações tiveram início em março/2024 e os trabalhadores entendem que por diversas vezes, em assembleia, conseguimos montar novas contrapropostas, mesclando propostas apresentadas pelo Patronal e recuos das propostas por parte dos trabalhadores. Porém, a proposta final das empresas não contempla minimamente o pleito apresentado na Pauta de Reivindicações dos trabalhadores.
Do mês de março, até o momento, tivemos 14 Mesas de Negociação, às quais a Comissão de Negociação SINDESEI/DF não trouxe abertura para buscar o consenso em uma proposta final que atenda, ao menos em parte, o desejado pelos trabalhadores e sempre condicionando a aprovação da proposta do empresariado em bloco.
Os trabalhadores precisam e devem estar organizados e, devidamente, mobilizados para garantir seus direitos e benefícios.
O SINDICATO terá a força e o tamanho que a categoria quiser.
Juntos somos mais fortes!
SINDPD-DF |