Na data de hoje, 20 de fevereiro, o SINDPD-DF comemora 38 anos de lutas históricas. Desde a criação da associação de trabalhadores em processamento de dados, que se transformou no sindicato em 1986.
Ao longo dos anos, as lutas e desafios foram muitos e se transformaram em conquistas mensuráveis aos trabalhadores, sendo na garantia de seus direitos coletivos ou individuais.
Direitos garantidos em convenções e acordos coletivos, em ações judiciais, em reajustes salariais e tantos outros benefícios, construídos na coletividade.
E nesse novo marco histórico, diante de uma revolução no mercado de trabalho da TI, o SINDPD-DF convoca os seus filiados e os trabalhadores da categoria a se voltar para a luta coletiva.
Com as novas formas de teletrabalho, trabalho remoto e tantas nomenclaturas o que se evidencia é um afastamento dos trabalhadores, que se tornam mais fragilizados em seus direitos, na sua saúde mental e mais suscetíveis a perda de conquistas.
Há de se lembrar que a luta tecnológica é coletiva! A ideia egocêntrica de que o trabalhador pode sozinho negociar com a empresa é restrita a um pequeno grupo. A grande maioria precisa do amparo institucional do sindicato, assim como do colega de trabalho, para fortalecer o movimento em prol de um sindicato forte, que vai representar trabalhadores fortes!
A luta coletiva é o que vai garantir o seu direito de exercer a sua profissão no ambiente de trabalho presencial ou remoto, por exemplo. É a união dos trabalhadores que vai garantir a manutenção da sua aposentadoria no futuro.
Em tempos de revolução tecnológica e mundo globalizado, unidade coletiva ainda é o caminho para as novas vitórias e conquistas e a superação dos desafios, que serão ainda muito maiores.
Salve nossos 38 anos!!!
O SINDICATO TERÁ O TAMANHO E A FORÇA QUE A CATEGORIA QUISER.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
FILIADO À CUT E À FENADADOS
Diretoria do SINDPD-DF |