Os dirigentes do SINDPD-DF, juntamente com o delegado eleito pelos trabalhadores da Dataprev, Rafael Rubem Ferreira, se preparam para a Plenária Nacional de Campanha Salarial dos Trabalhadores(as) de Dataprev e Serpro 2024/2025, que será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Fortaleza. Na ocasião, o delegado vai defender a proposta dos trabalhadores do DF de uma pauta de reivindicação enxuta com renovação das cláusulas do ACT e a reposição das perdas do período.
Esse ano, o tema de maior preocupação dos trabalhadores da Dataprev é o teletrabalho e as declarações do presidente da empresa, Rodrigo Assumpção. O grupo de trabalho criado durante a greve dos servidores da Dataprev está em manutenção e continua a discussão na estatal.
Desde o fim do ano passado, no entanto, praticamente todos os funcionários tiveram que adotar o regime híbrido exigido pela empresa, com três dias fixos por semana de trabalho presencial. Assumpção fala em melhorias e aprimoramento, mas “mas não aceita um regime híbrido que implique em menos de 60% do tempo no presencial”, como declarou em entrevista ao Convergência Digital.
O presidente da estatal não reconhece que o teletrabalho foi uma forma de acomodar os trabalhadores que estavam em cidades onde não haveria mais endereço físico da estatal, impactados com o fechamento de 20 escritórios regionais da Dataprev.
As questões serão amplamente debatidas na plenária de campanha.
Na Assembleia do dia 31 de janeiro, que elegeu o delegado dos trabalhadores da Dataprev, o SINDPD-DF também aprovou o desconto assistencial de meio dia de serviço e a taxa assistencial da PLR 2023 foi rejeitada. Como suplente de Rafael Rubem Ferreira foi eleito Diogo Morgado.
|