NOTÍCIAS
19/07/2006 - País tem 500 mil certificados digitais emitidos sob padrão oficial

O Brasil já conta hoje com 500 mil certificados expedidos sob o padrão da ICP-Brasil, que determina o mais alto grau de proteção para transações eletrônicas. A disseminação do uso de certificados digitais acelera os negócios on-line, dá validade jurídica a contratos e procedimentos feitos à distância e traz inúmeros outros benefícios à sociedade como imprimir maior velocidade ao comércio exterior e permitir mais rápida e descomplicada interação com órgãos federais.

No início de agosto, o país terá o seu mais importante evento sobre Certificação Digital (e-CPF, e-CNPJ), em Brasília. Trata-se da 4ª edição do CertForum, organizado pela Via Forum, e de iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. O CertForum conclui um ciclo de eventos realizados pelo País que trataram de incentivar a adoção da certificação digital, como o CertForum de Porto Alegre, o Security Week, além do Ciab Febraban, entre outros. As inscrições são gratuitas.

Experiência mundial inédita - O CertForum contará com uma série de 8 painéis voltados para a análise de questões econômicas e sociais, as quais serão profundamente alteradas pela adoção das técnicas de certificação digital. Os painéis internacionais prevêem a participação de seis outros países. Neles serão apresentadas discussões com países do Mercosul: Venezuela, Argentina e Paraguai que apresentam as aplicações para uniformização de processos no bloco econômico. Esse painel vai dedicar-se à discussão da redução do chamado custo-Brasil, com procedimentos para a diminuição do custo de transação e nos prazos de tramitação de processos de comércio exterior.

Outro painel, de responsabilidade da Casa Real da Moeda da Espanha, será dedicado à primeira experiência mundial na implantação da Certificação Digital de Atributos, que vincula um certificado a uma categoria profissional, cargos e outras qualificações específicas, tornando o certificado uma ferramenta mais precisa de identificação. Os representantes espanhóis também apresentarão a evolução da adoção dessa tecnologia e do marco regulatório naquele País.

A evolução das leis e da adoção dessa tecnologia também será a tônica das palestras de representantes alemães. O fórum contará com a conferência de Jürgen Schwemmer da Bundesnetzagentur, organismo governamental alemão dedicado especialmente à implantação da certificação digital.

O Certiforum de Brasília - O CertForum nacional vai expor casos de sucesso em certificação digital, desafios da operação e os benefícios para o Estado e para as empresas privadas. Esses temas representam o coração da modernização administrativa que o governo e empresas privadas irão viver nos próximos anos. Será composto por oito painéis de conferências e discussões que mostrarão as mais diversas aplicações para muitos setores da economia, mais quatro cursos completos de aperfeiçoamento profissional. Os painéis do CertForum vão abordar os processos necessários e benefícios para empresas privadas; o impacto da adoção da Certificação Digital na gestão pública e no controle de processos (WorkFlow).

As mudanças que tal tecnologia trará para operações bancárias; a maior agilidade esperada em todas as instâncias jurídicas e para o comércio exterior também serão temas do evento. O fórum prevê um painel para fornecedores de solução e um outro que enfocará as transformações no cotidiano da população que vai dispor de documentos totalmente eletrônicos.

O CertForum é voltado a profissionais e órgãos do governo federal, estadual e municipal; profissionais e as empresas privadas que desenvolvem e/ou representam produtos de tecnologia e /ou serviços; a sociedade civil organizada; as instituições acadêmicas; os centros de pesquisa; empresas desenvolvedoras de software; profissionais e instituições do legislativo e do judiciário e todos que atuam com segurança da informação, privacidade e certificação digital de forma direta ou indireta. O Certforum é realizado pelo ITI e tem apoio da Câmara-e.net e Comitê Gestor da Internet (Cgi.Br). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.certforum.com.br ou no local do evento.

SERVIÇO
4º CertForum - Fórum de Certificação Digital

Data: 8 a 10 de agosto de 2006

Hora: 8:00 às 18:00 hs

Local: Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Inscrições gratuitas e informações http://www.certforum.com.br


Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089