NOTÍCIAS
02/12/2020 - POR UM BRASIL MAIS JUSTO E SOBERANO

O  SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, completou no dia 1 de dezembro seus 56 anos de existência na vida de todos os brasileiros. Acompanhou toda a mudança tecnológica no Brasil e no mundo. É uma empresa pública federal  que conecta o governo com a sociedade sempre inovando. Ainda em 2020 permanece no topo das empresas de tecnologia da informação com inúmeros prêmios, que a qualificam como uma das maiores e melhores empresas do seguimento, e com centenas de soluções que fazem o governo do Brasil atender de forma mais ágil e segura  toda a população.

Infelizmente não temos muito o que comemorar nesta data tão importante. Estamos na contramão de tudo que imaginávamos para esse momento festivo, assistimos indignados às demissões, ao descaso com o nosso acordo coletivo de trabalho e o triste fechamento dos escritórios. Estamos falando de pessoas que tanto ajudaram o Serpro e consequentemente o país, de fato é um grande retrocesso nas relações de trabalho que fere de morte os avanços conquistados durante os governos progressistas.

A insistência do governo em colocar o Serpro como uma empresa privatizável assusta a todos que sabem da importância dessa gigante da tecnologia. O Estado brasileiro investiu muito para que hoje tenhamos sistemas estruturantes, seguros e funcionais. Grandes soluções foram desenvolvidas, principalmente no que diz respeito à arrecadação e aos pagamentos realizados pelo governo federal, informações sensíveis das pessoas, empresas e do próprio Estado estão bem guardadas por essa
empresa cinquentenária, tornando inviável colocar todo esse legado e competência nas mãos da iniciativa privada.

Nos últimos dias o mundo assistiu perplexo às invasões criminosas que foram realizadas em sistemas do governo e do poder judiciário brasileiros. Como sempre, durante os momentos mais importantes e necessários o Serpro estava lá, ajudando a recuperar informações perdidas e a proteger os dados mais sensíveis. O Serpro nos seus mais de 50 anos de existência continua sendo uma grande referência na segurança da informação, sem qualquer incidente que tivesse como resultado a invasão, quebra de integridade ou roubo de informações. Vale ressaltar que nenhum desses órgãos que foram invadidos estavam sob a tutela desta renomada empresa pública. É preciso refletir profundamente sobre o que realmente importa que é a segurança e a valorização do Estado brasileiro. O Serpro deveria ser alçado ao posto de responsável técnico da tecnologia de todos os órgãos da administração pública federal, sendo assim, é preciso fortalecê-lo e não privatizá-lo. A hora é agora, somos protagonistas da luta contra a arbitrariedade que representa a privatização de dados públicos, acesse agora o site http://salveseusdados.com.br/ e participe dessa jornada.

Entender o momento político e econômico do Brasil é dever de todos, bem como também é nossa responsabilidade proteger os nossos ativos intangíveis mais importantes, inclusive enaltecendo a nossa autonomia tecnológica. Que o ano de 2020 sirva como exemplo,  pois durante a pandemia do coronavírus o Serpro de forma rápida produziu a estrutura necessária para que a população fosse atendida, então fica evidente que a tecnologia não é meramente um negócio, ou um custo, investir em tecnologia significa pavimentar o futuro de uma nação que deseja ser próspera e soberana. Vida longa ao SERPRO! 

Kleber Santos

Diretor de Informática e Assuntos Profissionais – SINDPD-DF

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089