NOTÍCIAS
30/04/2019 - 1ª MESA DA CAMPANHA SALARIAL DAS PARTICULARES 2019/2020

Na tarde desta segunda-feira, 29/4, foi realizada na sede da Assespro no Distrito Federal, a primeira mesa de negociação da campanha salarial 2019/2020 dos trabalhadores das empresas Particulares no Distrito Federal.

 

Preliminarmente, o SINDPD-DF reiterou a importância da assinatura, pelas partes, do documento que reafirma a data-base da categoria em 1º de maio e garante a manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, até que o novo instrumento coletivo de trabalho seja assinado.

 

O objetivo é de que a categoria não fique desamparada durante o período que perdurar as negociações e esteja garantido o pagamento retroativo sobre as cláusulas de efeito econômico, independentemente de quando for celebrada a nova Convenção Coletiva de Trabalho. 

 

Para o coordenador da Comissão de Negociação do SINDPD-DF, o diretor de Relações Sindicais, Claudinei Pimentel, essa foi a primeira vitória nessa campanha salarial, pois garante que os benefícios contidos na CCT vigente até 30/04/2019 sejam mantidos até a celebração de um novo instrumento coletivo de trabalho.

 

"Muitos trabalhadores ainda não se atentaram para esse ponto alterado pela Reforma Trabalhista, que acabou com a Ultratividade de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho e já começa  a afetar várias categorias país a fora", explica o diretor.

 

O sindicato patronal, após assinar o Termo de Garantia da Data-Base, apresentou sua contraproposta à pauta de reivindicações protocolada pelo SINDPD-DF em 28/02/2019, de reajuste salarial nos pisos da categoria e no vale-alimentação /refeição de 3,72% (três vírgula setenta e dois) por cento. Ainda apresentou como pauta patronal, cláusula referente ao Termo de Quitação Anual.

 

O SINDPD-DF recebeu a contraproposta dos patrões e reafirmou  a pauta inicial da categoria, assim como cobrou um calendário de mesas de negociações, com o intuito de dar celeridade as discussões. 

 

A próxima mesa está marcada para o dia 15/05, às 15h, na sede da Assespro, no Distrito Federal. "Nesta data, possivelmente, já terá sido divulgado o índice oficial da inflação para o período da  data-base dos trabalhadores das empresas Particulares do Distrito Federal e será possível discutir avanço no percentual proposto pelo sindicato patronal", afirma o diretor do SINDPD-DF, Claudinei Pimentel.

 

O objetivo do sindicato é avançar em outros pontos contidos na pauta de reivindicações, como a licença-maternidade de 6 meses, o piso por funções, melhorias na cláusula do VA/VR e o auxílio creche.

 

O SINDPD-DF faz um chamado aos trabalhadores das empresas Particulares do DF: "a conjuntura atual é difícil, direitos e conquistas estão sofrendo ataques constantes dos setores mais atrasados do empresariado e dos governos, ou nos unimos, ou não conseguiremos fazer frente às lutas que estão por vir. Fique atento, a qualquer momento  após a próxima mesa de negociação o SINDPD-DF poderá convocar assembleia para definir os rumos desta campanha salarial e sua participação é fundamental para o sucesso da categoria!!!! 

 

Leia aqui o termo de manutenção de data-base.


Veja aqui a ata da mesa.


Leia a contraproposta patronal

 

 

 

 

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089