NOTÍCIAS
05/10/2015 - TRABALHADORES DO SERPRO DE BRASÍLIA REJEITAM PROPOSTA DA EMPRESA

Em assembleia deliberativa nesta segunda-feira, 5/10, os trabalhadores aprovaram por maioria a rejeição da proposta do Serpro de acordo de 2 anos com reajuste de 5,5% em 2015 a 1º de maio e com os pagamentos dos retroativos de 50% em 1º de novembro de 2015 e 50% em janeiro de 2016. Greve por tempo indeterminado continua.

Em 2016, o reajuste seria de 5% com possibilidade de negociação apenas do índice econômico na data-base da categoria, com repercussão nas demais cláusulas econômicas. As cláusulas sociais estariam congeladas sem possibilidade de negociação.

A proposta foi apresentada na 7ª mesa de negociação realizada no dia 2/10, na sede Regional do Serpro, em Brasília. Veja a ata pág. 1, pág. 2 e pág. 3

Greve é legal - Na assembleia, os diretores e o Jurídico do SINDPD-DF esclareceram dúvidas dos trabalhadores e comunicaram que a greve é legal. O edital de greve foi publicado no Jornal de Brasília no dia 16 de setembro de 2015 e o comunicado entregue na empresa no dia 29 de setembro de 2015, com referência à publicação antecipada. Veja aqui edital e ofício.

Plano de contingência - O SINDPD-DF não foi comunicado pela empresa da necessidade de plano de contingência até o presente momento. A empresa teria que solicitar uma reunião, apresentar o contingente necessário por local de trabalho e os trabalhadores, em assembleia, deliberarem sobre o assunto. 

O Jurídico do sindicato esclareceu que a pressão e falsas informações divulgadas pela empresa são para amedrontar os trabalhadores e enfraquecer a greve.

"Trabalhadores, não tenham medo. O SINDPD-DF está atuante e atento em defesa de seus direitos", esclareceu a advogada Deliana Valente.

Dias parados - Quanto ao desconto dos dias parados, o Jurídico esclareceu que é legal, mas que há medidas judiciais cabíveis para que não ocorram enquanto se estiver em negociação e o assunto seja discutido entre Fenadados e Serpro.

O Jurídico alerta que não há garantias de que o Judiciário vai acatar qualquer pedido dos trabalhadores, mas todos os esforços cabíveis serão empenhados pelo SINDPD-DF.

"O desconto dos dias parados não deve desanimar o trabalhador que está em greve e, sim, ser um estimulador para que mais colegas venham aderir à mobilização e fortalecer o movimento que está crescendo", afirmou Albenes Souza, diretor do sindicato.

Conquista - Os diretores também esclareceram que a convocação de trabalhadores do Rio de Janeiro para suprir a deficiência do quadro de pessoal em Brasília, por causa da greve, foi cancelada pela empresa, após o repúdio da representação dos trabalhadores na 7ª mesa de negociação no dia 2/10.

Greve cresce - A partir do dia 6/10, outros estados vão aderir a greve como Santa Catarina. Em breve, traremos um mapa dos estados em greve e/ou em paralisações pontuais.

Fotos: Marcelo Lima

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089