NOTÍCIAS
25/02/2015 - Sindicato dos Bancários realiza ato e exige Caixa 100% pública

Preocupado com a possibilidade de abertura de capital da Caixa Econômica Federal – conforme cogitado no final do ano passado pelo governo federal –, o Sindicato dos Bancários de Brasília foi para a porta da sede da empresa, durante a posse da nova presidenta, Miriam Belchior, nessa segunda-feira (23), para dar o recado dos empregados da instituição: queremos a Caixa 100% pública.

Do alto de um carro de som estacionado em frente ao Matriz I, os dirigentes sindicais reforçaram que não admitem, em hipótese alguma, a abertura de capital da Caixa. E cobraram da nova presidenta uma posição contrária a essa dinâmica neoliberal.

Durante a posse da nova presidenta da empresa, o Sindicato também distribuiu panfletos para cobrar do governo federal que a Caixa continue 100% pública.

“A Caixa tem um importante papel social, com forte atuação no desenvolvimento econômico, na viabilização de políticas sociais de estado e na oferta de crédito para a população”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.

Segundo o dirigente sindical, não é de interesse da sociedade em ter mais um banco com viés meramente comercial. “Se você é contra esse retrocesso, diga não à abertura de capital da Caixa e defenda uma Caixa 100% pública”, alertou Araújo.

Miriam não descarta abertura de capital
Embora tenha firmado o compromisso de atuar para consolidar a instituição como patrimônio do povo brasileiro, a nova presidenta da Caixa não descartou a possibilidade de abrir o capital da instituição financeira.

Em entrevista aos jornalistas presentes na posse, Miriam Belchior disse: “A Caixa tem especificidades muito grandes que precisam ser consideradas para tomar qualquer medida”. No entanto, garantiu que “nenhuma medida será tomada nessa direção sem antes fazer um mínimo estudo de viabilidade, que não existe até hoje”.

Cerca de 30 representantes do movimento social levaram cartazes e cantaram músicas contra a privatização da Caixa.

Na próxima sexta-feira (27), o Sindicato dos Bancários de Brasília realizará nova manifestação pela Caixa 100% pública, às 12h, em frente ao Matriz I da Caixa.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089