NOTÍCIAS
20/05/2014 - SINDPD-DF E ASL ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA REESTRUTURAR A COMUNIDADE DE SOFTWARE LIVRE NO DF

No dia 8 de maio de 2014, o SINDPD-DF assinou um Termo de Cooperação histórico com a Associação de Software Livre.ORG. O termo foi assinado em Porto Alegre (RS), durante o 15 Fórum Internacional de Software Livre - FISL, "A tecnologia que liberta", realizado no período de 7 a 10 de maio. 

O termo assinado pelo presidente do SINDPD-DF, Djalma Ferreira, e o coordenador-geral da Associação de Software Livre.ORG, Ricardo Fritsch, tem um objetivo ambicioso e desafiador que é a reativação e o pleno funcionamento do Projeto de Software Livre no Distrito Federal e municípios do entorno para fomentar, apoiar, organizar, projetar, executar, divulgar e representar a comunidade da capital no Projeto de Software Livre - Brasil e, conjuntamente, e através dele, no movimento de SL transfronteiras. 

"A Diretoria do SINDPD-DF tomou uma decisão ousada e de visão visionária que é fomentar o desenvolvimento de ações e projetos da cultura e da economia dos serviços do software livre no Distrito Federal. É uma missão desafiadora que assumimos nesses 28 anos de luta do sindicato e que pretendemos alcançar o protagonismo sindical dos trabalhdores. É um projeto muito maior e temos certeza que essa ação é bem vista pelos trabalhadores da categoria", afirma o presidente Djalma Ferreira. 

O desafio proposto pelo sindicato é criar uma consciência e potência do conjunto desses trabalhadores para intervir efetivamente no desenvolvimento dos segmentos de TI, de TICS e da internet no Brasil. “É uma luta muito difícil, porque o contexto político específico desse macrosetor no Brasil e no mundo é muito adverso para o trabalho. É a “ponta” e, consequentemente, a área mais dinâmica e superlativamente lucrativa do segmento de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, no qual o capital se mostra mais resistente e obstinado a não permitir qualquer protagonismo para o trabalho”, explica o secretário-geral do SINDPD-DF, Edson Simões. 

Os próximos passos

A missão do SINDPD-DF será organizar e sustentar política e administrativamente a macro ação PSL-DF, e assessorar a comunidade do PSL-DF para efetivar a sua sustentação financeira. Em contrapartida, a ASL se compromete a organizar e sustentar o respectivo suporte técnico, bem como certificar a execução de ações específicas tanto do seu conteúdo técnico quando do seu conteúdo ético que devem observar rigorosamente a carta de princípios do PSL-Brasil. 

Nos próximos dias, o SINDPD-DF e representantes da ASL devem se reunir para iniciar a discussão e idealizar os primeiros projetos em comum.

Confira abaixo o Termo de Cooperação.

Confira o Manifesto distribuído no 15 FISL. 

Foto: Valdeci Félix

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089